quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Para a minha filha.....



Lembro-me do que senti quando te vi pela 1ª vez........e do que te disse!
Já não me lembro assim tão bem de todas as fases da nossa vida, mas sim de como, ainda hoje, me chamas de mamã.....e de como isso soa! 
Não te sei de cor, mas ando lá perto. Sei que vou sempre amar-te e que vou acreditar que ainda és a minha pequenina (qual quê, já nem precisas da cadeirinha no automóvel!!!).
Sei que és o melhor tesouro que me foi emprestado para eu cuidar e que só irás saber o que se sente realmente por um filho (e por uma mãe......) quando se tem um! Sei que jamais seria completa se não te tivesse e que apesar de serem só 9 anos, conheço-te de sempre e para sempre. Se te pudesse dar somente uma coisa na vida seria a possibilidade de te veres a ti própria pelos meus olhos e, só assim, saberias como és especial.

Gosto de ti, minha pequenina grande! Ninguém é tão especial como tu, ninguém te quer tanto como eu. Tem um dia excelente....hoje e todos os da tua vida!


quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Estou tão fartinha.................

...........deste Inverno! Podem mandar vir outro, faz favor? Podia ser com mais frio, mas com sol, céu limpo, sem chuva ou vento. Com o mar tranquilo, para os barcos de pesca poderem sair para o mar...e eu poder passear na rua e não nos meus pensamentos!

.......de gente intransigente, agressiva, que atira para não ser atingida (mas que, no ricochete, acaba por ficar pior que o alvo....), baixa e mesquinha, que dá vontade de esganar! Imagino que não saibam o que é carinho, empatia, e que tenham sido maltratados em pequenos, mas o que é que eu tenho a ver com isso??

..........do trânsito. Fiz o mesmo caminho em diferentes horários só esta semana: 17h30, 18h30 e 19h30 e o resultado é praticamente igual. Porque é que esta gente tem toda de vir pela CRIL?? É mais prático, acredito......mas não dá jeito nenhum a quem já usava este caminho há mais de 10 anos (me, for instance!).

.....de acordar 1 hora antes do despertador tocar e de estar praticamente 45 minutos para voltar a adormecer. E depois, claro, 20 minutos depois da hora de levantar ainda estou a tentar por um braço de fora da cama. Ainda por cima, está escuro lá fora (para quem não percebeu porquê, vejam o 1º  ponto....)

........de ter ideias tão giras para posts quando estou a adormecer ou a acordar e de depois não me lembrar de nenhuma e sairem coisas como esta. Já pensei tantas vezes em colocar um bloco de notas no quarto....e estou fartinha de me esquecer de o fazer :)

sábado, 11 de janeiro de 2014

Para a minha mãe (que não lê estas coisas....) e para todas as mães!

Dia da mãe é todos os dias. Ou devia ser! Dia das crianças, do Pai, dos irmãos, dos amigos, também.....mas quem é que é a pessoa mais importante da nossa vida?? A que nos deu a mesma: a nossa mãe!

Li hoje um texto em inglês, postado por uma página que recomendo vivamente (e que é também uma aplicação genial para pais): Limetree. Não diziam o autor, mas a tradução é minha:


A nossa Mãe carregou-nos no ventre por 9 meses, sentiu náuseas durante semanas, viu os pés incharem e a pele esticar e estalar. Subiu escadas com dificuldade, ficou sem fôlego por tudo e por nada e até uma tarefa simples como colocar os sapatos foi uma luta enorme para ela! Passou inúmeras noites acordada enquanto tu davas pontapés e te esticavas na barriga dela ou pedias comidas esquisitas às 3 da manhã, e passou por dores indescritíveis e horrorosas para tu nasceres. Tornou-se enfermeira, cozinheira, empregada doméstica, motorista, a tua maior fã, a tua professora, a tua melhor amiga. Ela lutou por ti, chorou por ti, pôs-se em 2º lugar por ti, rezou pelo melhor, e ficou louca de preocupação por ti, mas nunca pediu nada em troca porque te ama e fez tudo somente por amor! 

Muitos de nós dão as mães por garantidas, mas há quem as tenha perdido ou nunca as tenha conhecido. Se tens uma mãe carinhosa que fez tudo isto por ti, tens muita sorte! Nunca menosprezes o seu valor porque um dia vais desejar nunca o ter feito...

(Esta mensagem é para todas as super mães que eu conheço (eu incluída!!). E é também para todos vocês......)


sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Agora já não digo tudo, como os malucos....

Já dizia a minha avó materna que os bêbedos não perdem o juízo mas sim a vergonha.

Eu, vergonha foi coisa que nunca tive e juízo muito pouco. Mas a vida (ou quem por mim passou enquanto isso....) fez-me ter de controlar o que faço ou digo. Porque parece mal, porque uma pessoa como tu (o que será que isso é??) não diz isso ou não faz aquilo. 

Os meus pais sempre me deixaram ser eu própria, fazer (quase) tudo o que quis e construiram o meu carácter de gozona, desbocada, de ser atrevida e adorar falar e contar piadolas. Mas veio a vida e tive de me conter um bocadinho. 

Apesar disso, sempre tive a noção de que só nos devemos arrepender mesmo é daquilo que não fizémos, porque o que vivemos, bem ou mal, só veio enriquecer-nos. Até porque é com os erros que se aprende..... A diferença entre a escola e a vida é que na 1ª ensinam-nos uma lição e dão-nos uma prova sobre a mesma, na vida 1º somos postos à prova e depois é que aprendemos a lição! 
Mas agora, apesar de já não dizer tudo, como os malucos, cada vez mais faço as coisas de que gosto e que quero e não ligo ao que as convenções de bem-ser-e-estar dizem. Pode ser que chegue ao fim com a noção de que me arrependo de muito poucas coisas......e apesar de ter este feitio, e de ser pior que a sarna (como diz o meu mano), são poucas as coisas que vou ter de corrigir. Reflexão, introspecção, alegria.....o yoga está mesmo a funcionar :)