quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Compras e tecnologia

O que é que faz uma mulher feliz??? Para além disso em que estão a pensar.... Compras! Claro! 
Ultimamente, faço o contrário dos outros: vou à loja ver primeiro e depois compro online. Quer dizer, há quem faça isto só para apalpar o material....da roupa, senhores!!! Eu é mais: o que é que há, o que recomenda? Obrigadinha, depois compro na net..... Tecnologia então, é do melhor. Chateio os senhores, comparo nos sites e pumbas, compro!! 
Nem todos sabem que há novas tecnologias no que diz respeito a entregas (sim, pois, estar em casa à espera o dia todo...) e que se chamam redes de proximidade (vamos fazer o seguinte: vocês fingem que não percebem que estou a falar da rede Pickup porque nem trabalho na Chronopost nem nada, e eu finjo que este texto é completamente por acaso....). 
As compras online são mesmo do melhor: não há filas para pagar, troca-se facilmente e os sites têm uma forma subtil de tentar impingir mais qualquer coisa sem nos perguntarem "posso ajudar freguesa?" e andarem sempre atrás de nós..... O pessoal avisa que vamos receber a encomenda daí a x dias e já está (só mais uma voltinha: super mesmo é termos um serviço que avisa a janela de uma hora em que vamos receber a encomenda.....mas isso é só para inteligentes sites que usam aquela empresa que começa por Chrono e termina em post).
A ACEPI, seguramente a melhor Associação portuguesa que existe, quiçá a melhor do Mundo, farta-se de promover o ecommerce mas as empresas portuguesas parece que não perceberam.... Lojas físicas é uma cena porreira, especialmente num país como o nosso em que se dá um pontapé numa pedra e constrói-se um Centro Comercial (não me entendam mal, eu adoro Centros Comerciais!!! Estão cheios de lojas para irmos entregar mais caixas com as colecções de Verão e Inverno e para repor stock porque vêm aí as aulas...). Mas podem ter-se lojas destas e uma online, sabiam?? Tecnologia é outra coisa....
O que gosto mesmo é de chegar a casa e, ao invés de um saco, trazer uma caixa e abri-la para ver se está tudo certo. Ver se e como funciona... E experimentar tudo, com aquela emoção de ir aos provadores.....sem as filas e o ter de deixar tudo na pilha ou ir para outra fila pagar! E se não gosto ou não fica bem? Devolve-se! As simple as that...
Pode ser de estar muito ocupada a fazer a promoção do online nos eventos que se aproximam (sabiam que há uma semana inteirinha dedicada à internet? Chama-se Portugal Internet Week, imagine-se!!) mas acredito que este é mesmo cada vez mais um mercado que vai crescer. Porque é prático e não há paciência para correr as capelas todas à procura daquela cor ou tamanho e mesmo que a vendedora proponha pedir para ir para a loja a partir de outra que "vi no sistema e tem", é quase o mesmo tempo que receber na loja Pickup mais próxima (já paravas, não??). Bom, pode haver a história do preço dos portes, mas no online são (quase) oferecidos.
Compras e tecnologia: (praticamente) as coisas preferidas das mulheres. Então vá lá, cheguem-se à frente! Eu não posso que tenho o cartão de crédito mesmo murcho.... Se calhar, vou fazer outra cena que as mulheres adoram. Chocolate não, que não aprecio. Outra coisa....começa por S! Sonhar, cambada, sonhar! Com as próximas compras, pois claro :)

domingo, 16 de agosto de 2015

Tempo. A menos

O tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem. O tempo respondeu ao tempo que o tempo tem tanto tempo quanto tempo o tempo tem. Um trava-línguas que nos ensinam quando somos pequenos.
Lembrei-me dele ao ver hoje o filme In time. Que é como quem diz, ou corres, ou o tempo foge-te. Saber quanto tempo mais temos para viver. Se servisse, ao menos, para o aproveitarmos..... Tudo é contado em horas: só faltam não-sei-quantas para o fim de semana, para começarem (ou terminarem.....) as férias, para termos de acordar. Ou em dias: daqui a uns quantos vou fazer isto ou aquilo. E porque não já? Ah, pois, não é "o tempo certo". E qual é esse "tempo certo"? É aquele em que já desperdiçámos uma data-de-dias-perfeitamente-bons-que-não-voltam.

Tempo vale mesmo dinheiro. E a nossa vida. Um segundo, é o que basta para sermos felizes. Ou miseravelmente tristes. Geralmente, as coisas acontecem na hora-exacta. Mas sem avisos. Ou então sim, apesar de nós não os vermos.
Nunca é tarde demais. Tempo empresta-se e partilha-se. O que de melhor temos. Há quem lhe chame "dar atenção". Eu prefiro chamar-lhe "dar carinho". Porque tempo, quem dá são os relógios. Precisamos é de espaço. Para pensar. Para sonhar. Para magicar mil e uma formas de chegar mais perto do que queremos mesmo. Do que é (mesmo) importante. De não desperdiçarmos com coisas pequenas o que não dura nada. A vida, pois claro. E a felicidade. E a alegria. De viver e de ser feliz.

Não adianta correr contra ele. Mas como ele não pára, o melhor é o usarmos como esteja mesmo a contar. Não que tenhamos de prestar contas do que fizemos com o que nos deram, a não ser a nós mesmos. Tempo. Um tirano. Mas um justo tirano: dá a todos a mesma porção. Uns aproveitam-na bem, outros vêem-no correr sem o puxar pelo braço e dizer: vai lá devagar!! Tens algum sítio para ir? Pois eu não! Só tenho pressa mesmo é de de ser feliz. Aos seus lugares, preparar, largar! (Ou, como nos ensinam em pequenos: partida-lagarta-fugida............).




sábado, 15 de agosto de 2015

Crónicas de umas férias....ansiadas

Esperam-se coisas doces nas férias. Pastéis de Belém, só assim para começar. Cada vez alargam mais o número de lugares, com a novidade de fila encaminhada pelo Chefe de sala (São 2?? Naquela mesa ali faxavor). Empregados do mais simpático possível. Turismo português em alta! (Come-se com canela e açúcar em pó, rapaziada! Essas coisas em metal em cima da mesa não são decoração. Just try!)

Mas quem é que deixou a ventoinha ligada?? Tenho areia nos sítios mais improváveis... E ir ou vir da água é assim uma espécie de sessão de acupunctura!!! Não que a água esteja fria. E limpa como poucas vezes! O senhor S. Pedro é que está a querer que eu me habitue devagarinho.... Se nas próximas 2 semanas repetes a gracinha, vou ter uma conversa com o teu chefe! 

Não adianta tentar pôr-lhe medo... O homem da meteorologia faz o que quer!! Lindo tempo....assim como o dia em si. Por muito que tente, não sei lidar com injustiças, ingratidões e mentiras. Cada um vê como quer. Não se lembra do que compromete do outro lado. Mas isto lembra-me que no próximo ano tenho de ir para um sítio sem rede de telemóvel e sem internet.... Não se podem parar as actividades, é certo, mas 3 dias depois já abrandavam, não??

Lição do dia: ter educação não é o mesmo que ter dinheiro. Um não paga o outro. Tanto lugar na praia e os miúdos vêm todos abancar-se à volta da minha toalha? Não sou nada possessiva nestas coisas, mas os adultos que estão com eles não lhes podem dizer nada?? Porquê, as criancinhas partem-se?? Eu é que lhes partia cá uma coisa.....e por isso achei melhor ir para outro local....que tinha tanto espaço que daria para aquela malta toda e mais uns 20!!!! Enfim.....é o que estamos a fazer pela educação dos miúdos!!! António, Leonor e restante pandilha: isto não é a casa da Mãe e do Pai, ok?? Isto chama-se sociedade..... Ao menos a água estava espectacular! Apesar do cobre-descobre do dia e do nevoeiro, estava-se tão bem na praia. Faltava paz de espírito, talvez....

Hoje é o último dia dos 41. Uma neura só....eu e o tempo! Hoje foi também dia dos amarelinhos mínimos. Migos!!! E de Lua azul. Enorme no céu. Presságio ou somente fenómeno cósmico?? 

'Bora lá nessa de tentar reduzir ao máximo a bagagem! E colocar o suporte e as barras!! Querias....vai tudo no outro.... Bolas, nem isto colabora. E estas saudades que me moem.....

Going to the Algarve. Chegamos com um lindo dia....maijum, né S. Pedro?? Tudo bem, experimenta-se a praia amanhã....
Eu não disse?? G'anda tempo, finalmente! Água tão quentinha!! Nada de vento ou ondas ou algas ou coiso-e-tal que chateiem. 26 graus às 22:00. Há lá coisa melhor? Haver há, mas não é para este post.....

Acho que falei cedo de mais: mas o que é que te fizemos de mal, homem? Que miséria de manhãs são estas?? As noites com 30 graus pois que são o melhorzinho, mas e Sol que é bom??? E estas saudades que me moem....

Regressar é uma das melhores partes da viagem. Desarrumar tudo para colocar nos sítios delas ou para lavar. A roupa e a alma, com o que fica para trás, porque o coração até que nem está connosco.... 

Preparar o espírito para voltar ao trabalho.....isto como se algum dia tivesse desligado!!! Quem corre por gosto, não é??

O que fica destas férias: calor. Praia. Família. Alerta. Aniversário. Música. S. Pedro bipolar. Saudades. E não conseguir desligar, nem um dia.....


sábado, 1 de agosto de 2015

Happy b-day to me

Sempre gostei de celebrar o meu aniversário. Nos últimos anos, nem que seja pelas redes sociais, esta ideia de que "afinal até há quem me aprecie por esse mundo a fora" tem-se intensificado.

Já são uma data de anos, e sempre a mesma sensação nostálgica e de verdadeira neura no dia anterior. Mas chegando a meia-noite é quase como se fosse Natal. Não pelos presentes, mas pela aura de magia que fica no ar. 
E este ano não foi a excepção. Quase perdi a conta ao nº de telefonemas, SMS, mensagens privadas ou mais-ou-menos-públicas, de uns votos mais divertidos que outros, até de uma caricatura, mas que significaram que alguém perdeu um bocadinho do seu tempo comigo e que quem ganhou fui eu!

Eu que já sou um poço de egocentrismo sinto-me on top of the world!! Gostaria de agradecer a cada um pela atenção que me dispensou e de dizer que fizeram o meu dia mais feliz. You really made my day!!

Here is my alter-ego! Just call me Cleo...or Goddess, whatever you prefer! (sei que gatos é assim uma cena egípcia, mas sendo 2 e em preto, ficavam mesmo bem eram o S e a P....)