terça-feira, 20 de agosto de 2013

Do que é que eu gosto mesmo em Portugal

Do calor: quer o do Verão, quer o do povo!
Das paisagens: do Minho, exuberante de verde, ao Alentejo e Algarve, belos na sua aridez (estou farta de me fazer ao piso para um poiso no Turismo de Portugal, mas acho que não leem estes devaneios! Alguém faz o favor de lhes dizer??).
Da comida: não conheço a gastronomia de todos os países mas a portuguesa é fantástica, de tão completa!
Do vinho: de todos, para brindar, para esquecer, para apreciar a sós, com amigos ou numa ocasião muito especial.
Da língua: um idioma difícil, mas lindíssimo e rico em mesclas de tantos povos que por cá andaram (e que estupidamente deixamos assassinar com acordos e desacordos....).
Da personalidade das pessoas: o desenrascar, a simplicidade, a genialidade (podia e até parece, mas não me estou a descrever ;)).
Do cheiro, das cores, dos sons, dos sabores (não, não ouvi agora o anúncio da empresa que começa por Voda e que acaba em fone....).
Tudo isto e muito mais genialmente descritos num filme: a Gaiola Dourada. Gostei mesmo, verdade que sim! 
Mas o que gosto mesmo a sério é de um país, de aventureiros, descobridores, poetas, artistas, com tudo para ser o melhor do Mundo mas que se deixa maltratar e que não se impõe, para ter o lugar que já foi outrora seu. Rise up Portugal, és o melhor cantinho que existe! O 1º Estado-nação do Mundo, o 1º a abolir a pena de morte, o 1º a descobrir a Terra, a Nova e os caminhos para ligar a antiga, berço de Vasco da Gama, Fernando Pessoa, Camões, gente que leva o seu nome alto e longe. 
Espero poder morrer em ti, Portugal!
(Vão lá enxugar as lágrimas e buscar-me as gotas, que me esqueci de as tomar....)


3 comentários:

  1. Já partilhei contigo a minha opinião, mas aí vai mais uma vez. O problema de Portugal é esse povinho de merda chamado de portugueses. Se tens duvida consulta qualquer livro de história mais contemporânea e podes ter a certeza que não surge um único nome de pessoa que não sofra desse mal que flagela o mundo, a filhadaputice. Temos sido governados por escroques que estão abaixo de esmegma mas a verdade é que não chegam lá sozinhos. É a prova que este povo tem o que merece... Já dizia o outro "para os lados da Ibéria existe um povo que nào se governa nem deixa governar..."

    ResponderEliminar
  2. Isso e muito mais ficará para um post sobre Do que eu não gosto nada em Portugal...........

    ResponderEliminar
  3. Também quero ver esse. Mas quanto a este, é como dizes: Espero morrer em ti, Portugal.

    Mas também compreendo o JAP, onde estão os portugueses dos grandes feitos, os corajosos e que lutam por um povo?

    ResponderEliminar