segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Finais e recomeços

Etapas. É disso que se faz a vida. Umas mais felizes, outras mais dolorosas. Umas que queremos guardar para sempre na memória e reviver todos os dias. Outras dávamos tanto para não lembrar, colocar naquele sótão de porcarias acumuladas que esquecemos que passaram por nós.
São tantos os finais que atravessamos, que acabamos por ganhar uma espécie de carapaça intransponível. Sabemos que vamos ter saudades mas não podemos deixar de seguir em frente. Etapa após etapa. 
Alguns são só um "até logo" porque sabemos, sentimos no mais fundo do ser, que vão acontecer muitas vezes ainda. Quiçá para sempre. São inevitáveis e inexplicáveis. Mas sentem-se, e esse é o melhor sinal de que amanhã é que é.
Apesar de nos chatear até ao tutano, sofremos com finais. Ou então não nos aborrece nem só um bocadinho. Porque estavam a pedi-las, era o que faltava para o passo seguinte. A felicidade não se compadece com "é aguentar, fazer o quê??". Por um ponto final, encerrar a história, aguentar o que aí vem, sem receio do atrevimento, do ir por outro caminho, do nos dirigirmos noutra direcção.
Vamos andar uns tempos meio ou muito perdidos, até encontrarmos a segurança de um novo ninho.
Vale para tudo, até para o propósito com que comecei esta mensagem: mudar de escola. Que orgulho ver tão crescidos os pimpolhos que iam, há quatro anos atrás, timidamente para uma nova etapa da sua vida. Não é agora que é a sério, não começa a doer a partir daqui. Começou há 10 anos atrás, quando iniciaram esta cena de "viver". Nada é melhor, nem mais fantástico, nem mais assustador, nem tem mais sobressaltos. Cheia de finais, e novos começos, de etapas umas a seguir às outras. Assim é a vida!! Um bocadinho parecida a uma montanha russa: compete-nos a nós decidir entre gritar sempre que há um solavanco ou levantar os braços bem alto e aproveitar a viagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário