sábado, 16 de janeiro de 2016

Caracóis e caracoletas

Esteve aqui hoje um freguês no estaminé que me deu uma ideia gira para um post. Ainda por cima, que me surpreendeu ao dizer que lê os disparates, perdão, os devaneios que pr'aqui escrevo.
Há pessoas que são como os caracóis. Deixam rasto ao passar.....
E pronto era só isto. Não?? Então vamos lá......
Gosto muito de caracóis. Começo a sonhar com uma pratada deles, quentinhos, logo a partir de Setembro. 
Pessoas-caracol não gosto. Só põem os "ditos" de fora quando lhes cheira a que há humidade no ar. Ou seja, que alguém anda triste ou há alguma situação que implica tristeza. Saem da casinha em que se escondem normalmente e aparecem a deixar baba por todo o lado. Tornam-se verdadeiros amiguinhos..... Gostava muito de poder deixá-los uns dias sem comer, para largarem a porcaria toda, pendurados uns com os outros, e depois lançá-los para uma panela cheia de especiarias (entre elas, uma cidade dos EUA! Certo, P??e caldos knorr e mais-não-sei-quê. E vê-los a cozinhar, leeeeeeentamente.
Pronto, é sádico, mas também as pessoas-caracol....gostam de ver o sofrimento dos outros. Alimentam-se disso. 
E onde é que entram as caracoletas na história?? Há quem não goste delas. Eu adoro. Cozinhadas na brasa, cheias de molho bem picante. O que me lembra outras coisas que também pegam fogo, e são picantes....mas fica para outra ocasião.
Huuuummmmmm, caracóis e caracoletas. Lembram o Verão, as esplanadas, o tempo de férias, o gozar muito a vida. E não estes dias cinzentos, de chuva, que me levam a acreditar que tenho musgo na parte de baixo dos sapatos. Ainda por cima, juntam-se a emoções em que parece que um furacão nos levou a alma. Em que nada sentimos a não ser um vazio gigantesco. Tristeza. Mas, curiosamente, até aprendi com este sentimento que tanto temia. Que há dias em que temos nós de criar o nosso próprio Sol. Em que acreditamos que, se nada podemos fazer para mudar uma situação, mais vale não nos inquietarmos com ela, nem tentar fazer seja o que for pela mesma. Isso e comer caracóis. Às carradas!

Sem comentários:

Enviar um comentário