domingo, 13 de abril de 2014

Caminhos sinuosos

De caminhos sinuosos se fazem as mais inesquecíveis viagens. A estrada curva e contracurva, a proximidade do abismo muitas vezes, o não saber se a descida que terminámos enceta uma subida.....
Ainda que o caminho seja árduo, os vencedores vêem-se nas estradas que atravessam até chegarem ao final da viagem. Porque esse fim não é o importante, mas sim o que passámos para o alcançar.
Os campeões conhecem-se nas dificuldades e a vida é feita delas. Acomodar-se ao conforto de uma estrada limpa, mas sem gozo nenhum na condução, não é o que faz um grande piloto: esse conhece-se é nas curvas. E contracurvas..... Na vida, como na condução, não basta um veículo rápido, potente, bonito. É preciso saber quando acelerar, travar, provocar uma mudança, se necessário for chocando com um obstáculo. Não trazemos mapa, a nossa orientação é feita, muitas vezes, de cabeçadas no vidro da frente e usando os máximos para tentar ver melhor. 
Andam cada vez mais pilotos em contramão, não percebi ainda se para descobrirem se o destino é por ali ou só para tentarem chocar de frente com alguém. O caminho que os outros seguem não é melhor que o nosso....é só diferente. 
Calha-nos, se tivermos sorte, um co-piloto ou um condutor que segue noutro carro, coladinho a nós, somente para nos acompanhar e guiar-nos, tantas vezes à custa dos piscas (vira aqui, vira ali) e que, de tantos despistes ter sofrido, nos vai validando o sentido de orientação.
A pista podia ser menos sinuosa, com menos perigos e ameaças de capotamento?? Podia, mas não era a mesma coisa! Não dava metade do gozo, não trazia adrenalina....mas um circuito com umas retas, sempre em frente, nem que fosse de vez em quando, sabia bem.
Que mania esta o dono da pista tem de nos por à prova!! 

Sem comentários:

Enviar um comentário