terça-feira, 20 de maio de 2014

Agir ou esperar?

Diz-se de saber esperar que é uma virtude. Que quem espera, sempre alcança. E que quem espera, desespera!
Porque o que cai do céu é só mesmo a chuva! (a propósito: o que é que se passou hoje com o tempo, pá?? Então há 15 dias atrás, estava eu de papo para o ar na praia, a dar grandes mergulhos no mar, e agora isto?? Alguém que vá ao Vaticano, faxavor, explicar umas coisitas sobre o tempo ao grande meteorologista Pedro. Primavera, Verão, Outono, Inverno, não são só palavras no dicionário: costumavam ser estações do ano.....digo eu!).

Pois então, se esperar é uma chatice só superada por fazer os outros esperar por nós, porque é que nos ensinam a ficar xogaditos no nosso canto, porque Deus tem uns planos bem fixes para nós? Até acredito que tenha, mesmo, porque é o Supremo, o Todo-o-Poderoso (só mesmo o tal Pedro-que-pensa-que-manda-no-tempo é que faz pouco dele......), e que, segundo muitos acreditam, até combinámos com ele como é que iria ser o nosso caminho aqui na Terra, mas, bolas, dá para despachar a coisa?
É que eu ainda não cheguei lá, ao tal pressuposto de que estou à espera de alguma coisa. Vai na volta e até já me aconteceu e eu não percebi! Eu sou demasiado optimista para tal: não tem foguetes e fogo de artifício, então é porque não era isso que era suposto ser o "tal" evento da vida.
Lembro-me bem (e jamais esquecerei) do que senti quando nasceu "my precious", a minha filha, mas deve haver mais qualquer coisa....será que seria suposto eu ser um charme de pessoa (ahahahahahah, esta modéstia....)?? Isso já sou! Não, espera, deve ser para mudar o Mundo! (mudar as coisas de sítio,até gosto muito, mas o Mundo é capaz de ser um bocadinho grande para uma franzina como eu....).
Pois então, como me ensinaram a não estar quieta para não ganhar musgo debaixo dos sapatos, decidi (p'raí há uns 40 anos....) que iria ser eu a agir para fazer alguma coisa da minha vida. Porque se vou ficar à espera que me caia em cima, lá está, ou vem chuva ou qualquer coisa que a passarada que vai aparecendo pelos nossos céus tão gentilmente elimina......
O esperar tem uma coisa boa: pode aparecer uma surpresa mas como, lá está, o que se diz é "quando menos se espera" é que as coisas boas acontecem, eu não espero. Faço acontecer, vou à luta, ponho pés ao caminho, mãos à obra (acho que já deu para perceber, se calhar fico por aqui....). E acontecem tão boas surpresas! Especialmente daquelas que dão para perceber que este é que é o caminho, combinado com All Mighty God ou não, com um empurrãozinho dos Anjos, Santos, Orixás, etc e tal, ou somente com uma sorte do camandro (aquela que dá cá uma trabalheira a conseguir.....).
Luzes, câmaras e Acção! Não é assim que se faz um filme?? Também é assim que se faz uma vida...........



1 comentário:

  1. As vezes as coisas não acontecerem é uma bênção.....Não entendemos isso na altura, mas depois com distanciamento percebemos que foi o melhor. Não sou de esperas, sou uma pessoa pouco paciente, bem o sabes, por isso não alapo o rabo na cadeira á espera que me caia no prato da sopa o que desejo ter ou alcançar. Sou aguerrida, sou inconformada e por isso faço para que as coisas me aconteçam. Contudo também reconheço que existe algo de misterioso na minha essência que me trás sem esforço algumas coisas que no íntimo desejo. Acredito que existe um plano para cada um de nós, escrito na altura em que a nossa alma ganha vida, carne e sangue (o pelo menos quero acreditar que sim....). E existem alguns acontecimentos na minha vida que se não foram o "evento" que falas, andam lá perto. Acho que não existe um único, isolado, acho que a nossa vida é planeada e vivida para que muitos acontecimentos a marquem e deixem a nossa marca nos outros. Mas se calhar isto sou eu que ando numa fase da vida mais desassossegada, mais introspectiva e claramente muito apaixonada.

    ResponderEliminar