sábado, 17 de maio de 2014

Pessoas.....quem é que as entende?

Nunca se conhece inteiramente ninguém, nem mesmo a nós próprios.
Passam muitas pessoas pela nossa vida, algumas delas ficam em nós até quando estamos tempos largos sem estar juntas, outras são apenas um vestígio de algo que tínhamos de viver, de aprender. Ou seja, lições aprendemos com todas!

Creio saber ler bem as pessoas, até quando só tenho mesmo as entrelinhas para as interpretar. Costumo seguir muito a minha intuição e raramente esta me deixa ficar mal. Mas ainda existem ocasiões em que fico um bocadinho WTF....o que é que foi aquilo mesmo? Ultimamente tem-me acontecido bastante parar para perceber o que é que isto ou aquilo significou, mais do que o foi dito. As palavras têm um significado escondido, uma hidden agenda, porque por detrás delas está alguém que teve um propósito para dizer daquela forma e não de outra, para o fazer naquele e não noutro momento. Ah sim, porque mais importante do que aquilo que se diz é como e quando se diz.

Também me tenho deparado com situações em que o aluno suplanta o professor. Quem pensa que está a passar uma mensagem, a ensinar uma lição, acaba por ser ultrapassado pela outra pessoa, que até parece que concorda por não ripostar, mas que afinal estava era a analisar, processar e concluir. A concluir que o que estava a ser dito não era verdadeiro. I know better than that, I understand what you are not saying.....
O que não se diz é ainda mais importante do que aquilo que foi dito. Percebo que o que se quer é desassossegar o outro, mas por vezes não se percebe que afinal somos nós quem acaba inquietado, sem resposta, com as voltas trocadas.
A verdade é que acabamos por perceber que a lição foi mais de quem pensou que nos estava a ensinar alguma coisa. Porque o professor, afinal, éramos nós. Infelizmente, nós chegamos a essa conclusão rapidamente, o outro é que nem por isso.

O que é mesmo, mesmo, fantástico em algumas pessoas? É a sua capacidade de nos surpreenderem, de nos animarem com a palavra certa, no momento em que mais precisamos, de somente estarem ali, apesar de não nos vermos há tanto tempo, como se os dias não tivessem passado. O que é que já não me surpreende nas pessoas? A necessidade que têm em se justificarem, quando já deviam saber que os amigos não precisam disso e que os inimigos não acreditam.
As pessoas só deviam aprender uma lição na vida: que algo que as faz feliz não pode ser errado. Que o errado é insistirem em situações que nem elas entendem porquê, talvez porque parecem bem e as outras (as tais que as fazem felizes) as incomodam porque são essas que fazem sentido. Sente-se no estômago? Então é certo.
E pronto, não é necessário andar a tentar ensinar lições a ninguém......desde que já se tenha aprendido por si próprio.
Parecendo complicado, até é simples! Vá lá a malta entender as pessoas.....


Sem comentários:

Enviar um comentário