sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Ser inspirador?

É isto. Tal e qual. Sem tirar nem pôr.
Já foi mais, mas ainda apelido o meu estaminé de "confessionário". Numas quantas ocasiões pensei em criar um sistema de marcações e pôr na porta: dão-se consultas grátis. Fala do que quiseres, empresto-te os meus ouvidos e prometo que ligo a fala poucas vezes.....e só se precisares.
Poucas pessoas me inspiram (já foram muitas, mas ultimamente sinto-me desiludida com a humanidade), apesar de aquelas que ainda o conseguem fazer serem mesmo importantes.

Aprendi (e cada vez mais sinto que é o caminho) que não podemos desistir de nada. Quer dizer, há cenas que nem valem a pena insistir.....a menos que acreditemos que sim.
Gosto de ter o confessionário aberto, de acreditar que inspiro outros a não desistirem. A acreditarem que são mesmo fantásticos (há quem não valha a ponta de um chavelho.....mas esses nem entram lá na barraca....devo ser transparente quando não gosto de alguém!!!).

Só o que não compreendo é como é que se insiste em ter um papel em que já não se acredita. Em manter algo que só nos faz mal. Quando pedimos que "um milagre" aconteça e afaste algo da nossa vida e não vamos nós ter com o problema, o enfrentamos. Porque é que não dizemos Basta-não-quero-mais-isto? Sei do que falo, mesmo, mesmo. Talvez por isso use muitas vezes a minha experiência para incitar outros a não recearem tomar uma decisão. Chama-se livre arbítrio, tomar nas nossas mãos o destino. Este até pode estar traçado (será??) mas é claro que podemos fazer algo para o mudar. Ou será que fazemos porque era suposto, porque estava predestinado? É uma dúvida eterna......

Eu inspiro-me nas pequenas coisas: nos raios de Sol que atravessam a janela do carro quando vou a caminho do emprego e que me arrancam sempre um enorme sorriso; no arco-íris que paira por cima de mim na viagem; numa mensagem inesperada; numa memória de um tempo feliz; num cheiro que me conforta a alma (castanhas assadas ainda quentes...); numa imagem que me toca o coração. Ou em alguém que me diz: obrigada por teres lá estado, pelo que me disseste ou só por me teres ouvido. Foi muito importante e ajudou-me.

É para isso que cá estamos: para aprendermos que amar é entregar o que de mais importante temos - o nosso tempo, a nossa dedicação, até quando nem a nós próprios nos conseguimos organizar! Inspirar é uma das partes da respiração. Expirar é fundamental para libertarmos as toxinas. Inspirar para enchermos o coração de coisas boas, de sensações únicas de paz. Aquilo que nos faz viver bem. 
Inspirar outros é a realização máxima! E nem imaginamos o que podemos fazer para influenciar outros.....tal é o poder! Para o bem e para o mal, o nosso exemplo fica lá eternamente. É mais ou menos como esta cena da web.....nunca mais desaparece o que se escreve! Medo.....ou coragem? Agir.........ou aguardar? Inspirar......ou deixar-se inspirar? Este é mais fácil: ambos! Vou ter de reaprender a deixar-me inspirar....vou ali procurar o brilho nos olhos que trazia sempre comigo, e volto já!

Sem comentários:

Enviar um comentário