domingo, 8 de março de 2015

Família é assim aquela coisa....

Quantas vezes paramos para perguntar o que é esta cena da família? Daqueles que partilham sangue e ADN connosco?? Que podem ser tão diferentes de nós e entre si que mais parece que nada nos une.
O tio que faz anos é a maneira de nos revermos todos. Ou quase todos.... Relembrar histórias antigas, passar por locais da nossa infância, visitar a nova casa dos avós e a antiga. Aquela em que viveram toda a vida enquanto por cá andaram em "carne e osso". Porque agora só vêm cá de vez em quando ver se os malandros dos netos precisam de uma ajudinha ou de um puxão de orelhas.
Os netos! A que anda a recuperar da operação à asa, a que tem uns miúdos tão mimosos, o que chega de moto, o que vai tentar a vida noutro continente. (Disse-te que ia escrever sobre ti, certo???) Porque primo é assim a coisa mais parecida com irmão. Eu tenho o melhor mano do Mundo e pr'aí uns 30 primos direitos. Uns mais próximos, outros menos. Uns que estão fora do país, outro que vai agora. Quando te instalares avisa. Vamos estar pr'áqui com um nó na garganta... Um puto de que me lembro tão bem....sempre certinho, ajuizado, aquele tipo de pessoa que sabemos que, quando for grande, vai ser gente boa. É isso que acho que vais ser quando cresceres, vais ver que sim :) 
Podemos ter pouco em comum porque a vida se encarrega de levar uns por um caminho e outros por um diferente, mas há sempre o chamamento do sangue. Caramba, e eu que achava que não....devo estar a ficar crescida também!
Estou certa de que ninguém cruza a nossa vida por acaso e que família é a única coisa que não se escolhe (ou será que sim??). Nada nos dá mais preocupações que a que temos desde sempre e a que estamos agora a criar. Mas nada nos está mais próximo. Ainda que a quilómetros de distância. E é sempre engraçado pensar no que conversam quando saímos....eu como sou desbocada digo logo "estou cada vez mais nova porque durmo no frigorífico! E diz que mulher com mau feitio fica ainda mais bonita!". E pronto, aí a têm, a Carla reguila desde miúda, e gira desde que nasceu (não sei como é que eu consigo fazer de qualquer tema um elogio à minha pessoa....estava a começar tão bem, quem diria que vinha aqui parar??).
Família. A de hoje, a de ontem, a de amanhã. Alguns elementos são comuns, outros vão surgindo pelo caminho. O que importa é saber que fica um bocadinho de nós em cada um deles e vice-versa, pois claro. Não nascemos ou morremos como somos hoje, vamo-nos tornando "nisto" aos bocadinhos. Com a ajuda da família. A de sangue e a do coração. Que nem sempre são a mesma, mas que se complementam.



Sem comentários:

Enviar um comentário