terça-feira, 9 de setembro de 2014

Mais uma moeda, mais uma volta

Até parece, por vezes, que a vida se resume a isso: voltinhas no carrossel. Quase quase como "põe lá a moeda e dá mais uma volta". E sem o "menina bonita não paga mas também não anda". Porque é no andar que está o segredo (na vida, como em andar de bicicleta, o equilíbrio mantém-se se estivermos em movimento, já dizia o outro). Mesmo que não nos apeteça sobremaneira.
Assim uma espécie de mãe que nos insiste em levantar da cama com um "vá, tem de ser, a escola não espera e depois não apanhas o comboio". Mesmo assim! Se não seguimos em frente, ainda que às voltas com a sensação de acho-que-estive-aqui-esta-cena-não-me-é-nada-estranha, a vida passa por nós sem darmos conta que o dono do carrossel não tarda pára o espetáculo porque se nos acabou o tempo daquela moeda.
Não é uma questão de deixar andar sem direcção, mas em escolher muito bem, antes de subir, se queremos o avião, o carro dos bombeiros ou um dos animais da selva. Se ficamos com a aventura ou com a tranquilidade. Se fazemos ou deixamos que façam. Talvez em sermos nós os donos do carrossel e em vermos um entra-e-sai da nossa vida, com malta a correr para escolher o melhor local para se abancar ou somente em passear por ali sem fazer uma opção, só lhes restando o que esteja vago ou saltando fora, devolvendo o bilhete com um "olha afinal não quero andar nisto".
Porque isso também faz parte do espetáculo: dar por nós a pensar "não sei andar nisto, parem o carrossel"..... Mas, mal ou bem, ele prossegue, só nos restando esperar que termine, com um ar de enjoo ou, muito melhor, colocando o melhor sorriso que temos, gritando yupi a plenos pulmões e acenando a quem assiste lá fora.
Enjoy the ride: there is all you have, so it's better to pick the best place and make every moment count!


Sem comentários:

Enviar um comentário