sexta-feira, 24 de abril de 2015

Pessoas que dizem "vai-se andando".....

Este post é patrocinado pelo João B. Quer dizer, não é bem patrocinado que ele não pagou nada, mas deu a ideia numa conversa que tivemos hoje pelo telefone! (começo a ver aqui um padrão...as minhas ideias já são férteis e os meus amigos ainda juntam uma espécie de "peça que toca": olha podias escrever sobre isto no teu blog....)

Os portugueses até que são efusivos. Menos quando se lhes pergunta "então, 'tá tudo?".... Lá vem o "mais ou menos, vai-se andando....". Não sei bem se querem que a malta lhes pergunte o que é que se passa ou se é somente para que ninguém lhes peça dinheiro "então se estás assim tão bem, dispensa aí 500 paus....".
E, na realidade, vamos perguntar porque somos genuinamente amigos e aí damos o pouco tempo que nos sobra para ajudar, se for preciso, ou é só porque somos uns grandes cuscos? Eu como já não tenho minutos nem para me coçar (na realidade, não era bem para me coçar que eu precisava do tempo.....mas para fazer coisas que tenho andado a adiar porque me sobra dia no final das horas regulamentares entre as 00h00 e as 23:59.....), não consigo (nem quero) saber da vida dos outros. Lá está, a não ser que goste mesmo deles....e eles de mim, vá! Porque as 2 coisas estão ligadas: para quê despender o meu tempo tão precioso com quem só está ali para despejar o saco e não para, nem que seja por reciprocidade, se preocupar comigo de volta?? Olha que Deus castiga quem não faz o bem sem olhar a quem.....  Sim, pois, já dei para esse peditório. 
E depois, pensando bem, se vão andando, como é que as vejo atrás de um volante a engrossar as filas de trânsito intermináveis ao final do dia ou no início de cada manhã, precisamente quando se propicia a tal conversa do "então, tudo bem?"? Pode ser o caso de, quando saíram de casa (ou do emprego....) até estava tudo maijoumenos mas depois das meias horas, 45 minutos para fazer 15 quilómetros podem ter ficado "assim-assim"...de aborrecidos, de irritados porque na rádio só passam anúncios (Credo, eu não escrevi isto!!! Espero que os meus queridos amigos dos media não estejam a ler isto... Também, a não ser a Helena que até é de um jornal/TV e não tem uma rádio, não me parece que haja risco....). Sim, mas dizia eu, a música pode ser um bálsamo para passar de "vai-se andando" para "está-se bem, até parece 6.ª feira!". Eu é que não tenho paciência para a que me vão dando..... Só para a que eu quero ouvir e talvez por isso quase sempre esteja ligada numa outra frequência....viva o bluetooth, a propósito! 

Como a prosa já vai longa, aqui me despeço, com amizade (Sousa Veloso, saudoso, espero que esteja bem, lá onde se encontra neste momento....) e com a sincera esperança que possam começar a responder "''tá tudo!" quando perguntados "Então, tá tudo?"..... 

Sem comentários:

Enviar um comentário