segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Os 5 sentidos da vida

Costuma dizer-se que a vida tem apenas 1 sentido. Eu, como sou muito original e não me contento com somente uma visão, penso que a vida tem 5 sentidos!

Todos os momentos da nossa vida têm uma banda sonora de fundo. É impossível não associarmos uma música a uma etapa da nossa vida. Saber ouvir é ainda mais importante que falar.........e a música diz-nos (quase) tudo o que precisamos de saber. Se soubermos prestar atenção......

O cheiro é a 1ª coisa de que nos lembramos. Não vemos nada quando nascemos, mas reconhecemos o cheiro da nossa mãe! Na vida é igual: o cheiro dos bébés, de roupa lavadinha, do nosso prato preferido, de morangos madurinhos, de cerejas suculentas, de castanhas assadas...........da pessoa de quem gostamos.

Olhar! Nem sempre vemos o que está diante de nós, mas a memória visual é das melhores recordações que podemos ter. Quando nos lembramos de uma conversa ou de um momento o que é que fazemos?? Visualizamos! Olhamos para cima, para a esquerda (obrigada ao meu professor de PNL.....ainda me lembro de umas coisitas) e recordamos, voltando ao local! Olhos nos olhos as coisas fazem sentido....olhos que fogem escondem alguma coisa. 
E o espelho da alma são os olhos.....podem estar a dizer-nos alguma coisa que é pura treta se os olhos não dizem nada disso. É lá que vemos paixão, desgosto, tristeza, cansaço, orgulho, alegria......e ramelas, por vezes ramelas!

E ninguém discorda de que saborear é das melhores sensações da vida......a boca desse alguém, o doce do mel, o salgado do mar, até mesmo aquilo que nos dá amargos de boca faz parte do sentido da vida. Nem sei bem o que dizer do sabor a férias, de uma tarefa cumprida, dos resultados escolares dos nossos filhos (at least so far.....), da vitória!

Last, but definitively not least, o tacto. Sentir a areia morna debaixo dos pés, a água do mar, o corpinho indefeso dos bébés quando lhes damos banho ou os vestimos....tocar cada recanto de quem se gosta ou simplesmente sentir alguém tocar-nos.

A vida tem muitos sentidos, todos aqueles que lhe quisermos dar, mas o melhor de todos é não pensar qual é o sentido da vida: parecendo que não, impede-nos de fazer outras coisas que possam dar um sentido à vida. Seguramente, o que a vida quer de nós é que sejamos felizes. Usando os 5 sentidos que nos foram dados, que são uma dádiva, se pensarmos bem nisso. É como a vida!!!

1 comentário: